Coordenador : Rafael Santos Erbisti
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391980.2206.347575.11062023
Departamento/Setor: GET
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Alunos dos cursos de bacharelado em Estatística e Matemática e Licenciatura em Matemática, todos vinculados ao Instituto de Matemática e Estatística da UFF.
Local de atuação: Instituto de Matemática e Estatística Campus do Gragoatá Blocos G e H
Objetivo
Os principais objetivos da Escola de Verão do Laboratório de Estatística são: - Contribuir para adequação e melhoria na formação básica conceitual dos alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura do IME/UFF oferecendo cursos de nivelamento em probabilidade e inferência. - Contribuir para a formação dos alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura do IME/UFF oferecendo minicursos sobre Latex, modelagem e análise descritiva para dados espaciais, visualização de dados e séries temporais. - Disseminar o conhecimento sobre temas relevantes nas áreas de estatística e ciência de dados dentro do Instituto de Matemática e Estatística da UFF. - Permitir a vivência de alunos no ambiente acadêmico, participando de atividades extracurriculares.
Resumo
Em sua primeira edição, a Escola de Verão do Laboratório de Estatística oferecerá cursos de nivelamento e minicursos na área de estatística/ciência de dados. Os cursos práticos utilizam a linguagem de programação estatística R. Em breve, alguns de nossos cursos também serão elaborados em Python. Os cursos oferecidos são diversos e contemplam temas que variam desde visualização de dados até modelagem bayesiana. Inicialmente, os cursos serão oferecidos para alunos de graduação do Instituto de Matemática e Estatística da UFF.